2

A procura dos homens de carne e osso.


Ultimamente tenho me debruçado no universo masculino, e cá pra nós minhas pesquisas apontam cada vez mais a uma conclusão bem clara; sim, eles são gente, gente de carne e osso com frustrações, receios e acreditem, eles têm sentimentos sim, tem medo, tem traumas, complexos.
Para a minha pesquisa, tô cavando diálogos profundos com homens de meia-idade, jovens, casados, solteiros, separados. Ando lendo Hemingway, Sartre, VIP, Playboy. Devo dizer as netinhas da minha amiga que o nosso olhar sobre eles é tão carregado de preconceitos quanto o deles sobre nós.
Bem, pra coroar a minha pesquisa acabei de assistir A Procura de Eric (Bélgica-2009, Direção: Ken Loach) um filme extremamente masculino, no filme não aparecem homens clichês, nada de sapos ou de príncipes. Sem atores lindos ou bizarros, o filme é sobre homens comuns. Apenas três mulheres aparecem com alguma freqüência no filme, Lily (a primeira mulher de Eric), sua filha Samantha e sua neta Dayse.
Eric um homem de meia-idade, abandonado pela mulher que cria dois enteados se vê numa busca interior, numa tentativa de se encaixar no mundo, se despir dos seus erros, entender seus fracassos, acertar as contas com o tempo e pra isso tem a ajuda de um amigo imaginário o jogador de futebol (nada mais masculino!) Eric Cantona no papel dele mesmo.
Destaque para a cena em que Eric faz uma caminhada como se estivesse num treino futebolístico para tomar coragem de falar com a sua ex-esposa e de enfrentar os seus problemáticos enteados. Lembrei-me de todas as vezes em que ensaiei falas e sorrisos na frente do espelho.
Assistam, é muito bom!!!
Ah só pra avisar, não esperem nenhum clichê, nada que não aconteceria na vida real. O filme surpreende justamente por ter comportamentos masculinos daqueles homens que nós conhecemos bem de perto, nossos pais, irmãos, maridos e namorados de mais de um mês (rs!).
Sim somos diferentes, homens e mulheres...mas nós mulheres muitas vezes coisificamos ou endeusamos os homens. Esqueçam garotas, recomecem, eles são gente como a gente!
PS: Amo este blog demaissss!!!!
Netinha Hundira Cunha.

2 comentários:

http://minhaavousavagrampo.blogspot.com disse...

Amiga, em primeiro lugar quero agradecer o seu imenso carinho com o nosso blog e sua intensa participação.Amei o seu texto e estou ansiosa pra ver este filme.Vc tem razão nos mulheres carregamos uma serie de preconceitos contra os homens, temos uma imagem social desses individuos sempre relacionadas a desconfiança, apontamos sempre as dificulkdades sentimentais femininas e esqueçemos do macho,è muito dificil ser homem, espera-se muito deles e isso com certeza gera uma serie de angustias e preocupações.

http://minhaavousavagrampo.blogspot.com disse...

Esse texto me lembrou longas conversas com amigas casadas que sempre ressaltam os clichês: homem é bicho, homem não faz amor faz sexo, homem não liga pra essas coisas, etc, etc, etc.Será mesmo?ou será que nós os reduzimos a isso?
Não estou acusando nem um ou outro sexo, mas acho q já ta na hora de tratarmos de igual pra igual.

Postar um comentário

Back to Top